FALA E LINGUAGEM ORAL

A partir de um mês, o bebê começa a emitir alguns sons de gorjeio, dos quais o mais comum é a vogal “u” em longas extensões.

Em torno dos seis meses, na fase do balbucio, o bebê adiciona sons ao seu repertório de maneira repetitiva, como ‘ba’ ou ‘ga’. Este jogo repetitivo indica que o sistema de feedback acústico/articulatório está efetivo.

Por volta de um ano, é que surge a primeira palavra com significado e as primeiras sentenças de duas palavras acontecem, geralmente, por volta de 18 meses de idade. Com 24 a 36 meses, a criança se expressa por meio de sentenças e indica as partes do corpo. Por volta de 36 a 48 meses, a criança generaliza as regras gramaticais do passado dos verbos criando expressões, como: ‘eu fazi’, ‘eu trazi’. Com aproximadamente cinco anos de idade todos os fonemas da língua já estão adquiridos. Contudo, espera-se que a linguagem oral da criança seja semelhante a do adulto.

 Os primeiros anos de vida da criança são plenos de aprendizagem, mas, pode variar de criança para criança, dependendo da estimulação oferecida pelo meio e das condições gerais de saúde, ou seja, da integridade do sistema nervoso central, do sistema auditivo, do sistema estomatognático,  do estado emocional  e do bem estar da mesma.

Nesta fase é necessário fazer uso de estratégias para estimulação das habilidades motoras, cognitivas, comunicativas e socioemocionais, além da estimulação dos órgãos sensoriais (tato, olfato, paladar, visão e audição) com funções especializadas e insubstituíveis para evolução, sobrevivência, proteção e comunicação.

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